sábado, 26 de março de 2011
Ampliação da Rede Águas Residuais na Rua da Cambadela
Os Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo lançaram a concurso público no passado dia 21 de Fevereiro, a obra de ampliação da rede de águas residuais na Rua da Cambadela. Esta ampliação vai contemplar cerca de uma dezena de casas.
quinta-feira, 17 de março de 2011
censos 2011
O Instituto Nacional de Estatística convida toda a população a participar activamente na realização dos Censos 2011 — o XVRecenseamento Geral da População e o V Recenseamento Geral da Habitação — e a responder com rigor aos seus questionários.
21 de Março é dia dos Censos 2011 (também chamado Momento Censitário). Nesse dia inicia-se o período de resposta, a ele devendo referir-se as informações a prestar.
Todos os alojamentos vão ser contactados pelos Recenseadores do INE, devidamente identificados e que, porta a porta, vão percorrer o país para entrega dos questionários em papel e dos códigos necessários para resposta pela Internet.
Pela primeira vez, em Portugal, vai poder responder aos Censos também pela Internet: é cómodo, é fácil e é seguro! Pode fazê-lo entre 21 de Março e 10 de Abril em www.censos2011.ine.pt.
Para o sucesso da operação é indispensável que cada um de nós reconheça a relevância da sua resposta e colabore com o recenseador!
Recorde-se que ao responder aos Censos está a exercer simultaneamente um direito e um dever de cidadania. Ao responder aos Censos, cada cidadão está a “contar” para a “fotografia” da população e do parque habitacional. Essa fotografia só terá qualidade se reflectir a realidade de todos e de cada um. Ao não responder, estará a impedir a nitidez e o rigor do retrato do país e das medidas que, a partir dele, vierem a ser tomadas.
Recorde-se que ao responder aos Censos está a exercer simultaneamente um direito e um dever de cidadania. Ao responder aos Censos, cada cidadão está a “contar” para a “fotografia” da população e do parque habitacional. Essa fotografia só terá qualidade se reflectir a realidade de todos e de cada um. Ao não responder, estará a impedir a nitidez e o rigor do retrato do país e das medidas que, a partir dele, vierem a ser tomadas.
Ao INE coube, ao longo dos últimos 5 anos, a responsabilidade de montar esta grande operação. A partir de 21 de Março o sucesso definitivo dos Censos 2011 passa a estar verdadeira e inquestionavelmente nas mãos de todos e de cada um!
Portugal conta connosco. Nós contamos consigo!
in "www.ine.pt"
Biblioteca de Viana do Castelo promove “Histórias Partilhadas”
Um grupo de voluntários do Grupo Sénior, com o apoio dos serviços da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, está a promover o projecto “Histórias Partilhadas” em diversas instituições concelhias”. A ideia é promover o gosto pela leitura junto dos mais idosos, sendo que o projecto entrou já no seu segundo ano de execução.
A dinamização do projecto “Histórias Partilhadas”, que pretende promover o acesso ao livro e à leitura a pessoas habitualmente não utilizadoras do espaço da Biblioteca, tem vindo a consolidar-se numa partilha de saberes e “Histórias de Vida”. Isto porque o projecto, integra diferentes grupos de narradores, que têm vindo a ser recebidos com grande simpatia e entusiasmo, quer pelos idosos, quer pelos responsáveis das instituições. De registo são, também, as intervenções de alguns idosos, com a narração das suas próprias histórias de vida mostrando sinais de vitalidade e de satisfação no acolhimento dos visitantes.
Assim, e pelo segundo ano consecutivo, o Grupo Sénior Mais em parceria com a Biblioteca Municipal, tem levado aos utentes dos diferentes Lares de Idosos do concelho, o prazer da leitura de alguns contos do escritor Miguel Torga. Este grupo sublinhe-se, já percorreu onze instituições, nomeadamente o Centro Paroquial e Cultural de Cardielos, Centro Paroquial e Social de Barroselas, Centro Social e Cultural de Carreço, Centro Social e Paroquial de Deão, Centro Social e Paroquial de Chafé, Centro Social e Paroquial do Senhor do Socorro, Centro Social e Paroquial de Vila Nova de Anha, Centro Social e Paroquial de Santa Marta de Portuzelo, Residência Bellavida Viana, Centro Social e Paroquial da Meadela e Posto de Assistência de Alvarães.
A partir do próximo dia 7 de Abril, o mesmo grupo de voluntários irá percorrer outras instituições do concelho, como o Centro Social e Paroquial de Areosa, Centro Social e Paroquial de Perre, Centro Social e Paroquial de Mazarefes e Centro Social e Paroquial de Vila de Punhe.
Abaixo-assinado: Três freguesias temem ficar sem sinal de televisão
Três freguesias do concelho de Viana do Castelo estão a promover um abaixo-assinado que contesta a possibilidade de, já em 2012, não serem servidas pela Televisão Digital Terrestre. Tal como a Geice já tinha revelado, de acordo com informações da entidade responsável por este processo, o emissor de Carreço, que serve algumas das maiores freguesias do concelho de Viana do Castelo, não se encontra previsto na lista de activação de emissores, que aliás está disponível na internet. Uma situação que está a preocupar a população das freguesias de Carreço, Afife e Freixieiro de Soutelo.
O autarca de Carreço, Viana da Rocha, já pediu inclusivamente à Câmara Municipal de Viana do Castelo para que tenha uma atenção especial para a forma como este processo está a decorrer. Recorde-se que o emissor de Carreço, situado em Montedor, serve as freguesias de Areosa, Carreço, Afife, Freixieiro de Soutelo e Vila Praia de Ancora, um serviço que aliás, de acordo com os moradores locais, deixa muito a desejar. Agora que ficam também de fora da lista de emissores de TDT, os autarcas das freguesias afectadas decidiram unir esforços e promover um abaixo-assinado contestando esta situação que, a manter-se, poderá implicar a falta de acesso das populações afectadas a canais de televisão em sinal aberto.
in Radio Geice |
Qui, 17 de Março de 2011 00:0 |
Subscrever:
Mensagens (Atom)