quinta-feira, 17 de março de 2011

Biblioteca de Viana do Castelo promove “Histórias Partilhadas”


Um grupo de voluntários do Grupo Sénior, com o apoio dos serviços da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, está a promover o projecto “Histórias Partilhadas” em diversas instituições concelhias”. A ideia é promover o gosto pela leitura junto dos mais idosos, sendo que o projecto entrou já no seu segundo ano de execução.
A dinamização do projecto “Histórias Partilhadas”, que pretende promover o acesso ao livro e à leitura a pessoas habitualmente não utilizadoras do espaço da Biblioteca, tem vindo a consolidar-se numa partilha de saberes e “Histórias de Vida”. Isto porque o projecto, integra diferentes grupos de narradores, que têm vindo a ser recebidos com grande simpatia e entusiasmo, quer pelos idosos, quer pelos responsáveis das instituições. De registo são, também, as intervenções de alguns idosos, com a narração das suas próprias histórias de vida mostrando sinais de vitalidade e de satisfação no acolhimento dos visitantes.
Assim, e pelo segundo ano consecutivo, o Grupo Sénior Mais em parceria com a Biblioteca Municipal, tem levado aos utentes dos diferentes Lares de Idosos do concelho, o prazer da leitura de alguns contos do escritor Miguel Torga. Este grupo sublinhe-se, já percorreu onze instituições, nomeadamente o Centro Paroquial e Cultural de Cardielos, Centro Paroquial e Social de Barroselas, Centro Social e Cultural de Carreço, Centro Social e Paroquial de Deão, Centro Social e Paroquial de Chafé, Centro Social e Paroquial do Senhor do Socorro, Centro Social e Paroquial de Vila Nova de Anha, Centro Social e Paroquial de Santa Marta de Portuzelo, Residência Bellavida Viana, Centro Social e Paroquial da Meadela e Posto de Assistência de Alvarães.
A partir do próximo dia 7 de Abril, o mesmo grupo de voluntários irá percorrer outras instituições do concelho, como o Centro Social e Paroquial de Areosa, Centro Social e Paroquial de Perre, Centro Social e Paroquial de Mazarefes e Centro Social e Paroquial de Vila de Punhe.