terça-feira, 23 de outubro de 2012

Viana/Carreço: Complexo de criação de gado vai ser transformado em empreendimento ligado ao turismo de natureza

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou por unanimidade a declaração de interesse público municipal de um empreendimento de turismo de natureza que vai ser implementado na serra de Santa Luzia, em Carreço, por se tratar de uma zona protegida. José Maria Costa, autarca vianense, disse que o projeto está previsto para a Chã de Carreço e revelou ainda que já existe um estudo prévio do projeto turístico de um promotor local em parceria com a Junta de Freguesia de Carreço.

Esta proposta vai reabilitar um antigo complexo de criação de gado construído para receber emigrantes regressados das antigas colónias africanas, situado na serra de Santa Luzia, na zona de Carreço, e transformar o espaço em turismo de natureza.

Em causa está um terreno com 7.900 metros quadrados e quatro construções erigidas em 1975 pelo Instituto de Apoio ao Retorno de Nacionais, no âmbito do processo de descolonização, nomeadamente uma área para criação de 240 cabeças de gado caprino e habitação dos tratadores. Segundo o projeto que deu entrada na Câmara, os promotores pretendem "aproveitar as estruturas existentes, já abandonadas há vários anos e que se encontram em estado de degradação acentuado", reconvertendo-as em 10 a 12 unidades de alojamento dedicadas ao ecoturismo, "beneficiando do património natural e paisagem envolvente", junto à serra de Santa Luzia. Os promotores admitem a criação de até seis novos postos de trabalho, acrescentando que aquela área é hoje um "ponto negro" da serra de Carreço e que está sujeita a "ações de vandalismo".

O promotor do projeto é local, em articulação com a Junta de Freguesia. A ideia é articular turismo com ambientes naturais e o futuro empreendimento deverá integrar uma loja de produtos locais, um restaurante, um Centro de Interpretação da Natureza e, além do alojamento turístico, também prestará serviços relacionados com o ecoturismo e percursos pedestres pela serra.

fonte: www.radiogeice.com