terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Rede de Núcleos Museológicos do Museu do Traje de Viana do Castelo recebeu Menção Honrosa nos prémios da APOM

A criação desta Rede de Núcleos Museológicos Temáticos resulta numa extensão cultural da actividade do Museu do Traje permitindo alargar o leque de abrangência da sua actividade.

Esta Rede é composta por um conjunto de cinco núcleos espalhados pelas freguesias rurais de Viana do Castelo e cada um é dedicado a um tema da vida tradicional vianense: na freguesia de Outeiro, o núcleo do Pão; em São Lourenço da Montaria aos Moinhos de Água; em Montedor, Carreço aos Moinhos de Vento; também em Carreço, às Actividades Agro Marítimas e, em Castelo do Neiva, ao Sargaço.

Os núcleos são tutelados cientificamente pelo Museu do Traje, mas são sempre o resultado de parcerias com entidades locais, sendo todas as actividades realizadas em estreita colaboração, estando envolvidas as Juntas de Freguesia de Castelo de Neiva, Outeiro e de Carreço, os Grupos Folclóricos Danças e Cantares de Carreço, GRECANE e Grupo Folclórico de Castelo de Neiva e a Associação Cultural, Desportiva e Recreativa Montariense.

Desta forma, consegue-se envolver as comunidades, promovendo o seu desenvolvimento e auto-estima, sendo os núcleos uma forma de exercício de uma política cultural da Câmara Municipal de Viana do Castelo consequente e responsável, que envolve a população local na defesa e divulgação do seu património.

Através dos Núcleos promoveu-se a recuperação de várias peças de Património construído (14 moinhos de água; uma azenha copeira; um Moinho de Vento); a reconstrução de uma jangada de apanha de algas e também duas campanhas de recolha de peças, resultando em centenas de objectos que agora estão expostos.

O Museu consegue assim aproximar-se do seu território, através destes núcleos onde os visitantes podem conviver com as actividades tradicionais, realizadas pela própria população.
Para fruir o património recorreu-se a formas muito diferentes, como são os percursos pedestres, ou a possibilidade de provar broa acabada de cozer num forno de lenha da forma tradicional, ou a possibilidade de ver moinhos de água e vento em funcionamento.

Muito importante também é a inovação com que os temas tradicionais são tratados e, neste caso está o sargaço, nome dado localmente às algas marinhas, tendo sido procurados novos usos, como é a gastronomia ou os sabonetes de algas.

Os núcleos têm ainda um importante papel no conhecimento das tradições e do património imaterial, tendo sido objecto de cinco documentários realizados pela Associação Ao Norte. (“O Fole, um objecto do quotidiano”, NM Moinhos de Água da Montaria; “Águas em Conta”, NM Moinhos de Água da Montaria; “Milho à Terra”, NM Pão, em Outeiro; “O Ciclo do Linho. Da sementeira à espadelagem”, NM Pão, em Outeiro; “Argaço”, NM Sargaço, em Castelo do Neiva)
Uma vez que se trata de pequenas salas espalhadas por diferentes freguesias, é sempre aconselhável fazer marcação da visita através do Museu do Traje, estando prevista a criação de um horário alargado a partir da Primavera.

*** Nota do Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Viana do Castelo **