domingo, 22 de dezembro de 2013

Aniversário da Ronda Tipica de Carreço



Domingo, dia 29 de Dezembro de 2013, o Grupo de Folclore "Ronda Tipica de Carreço", de Viana do Castelo, comemora o 15º aniversário da sua fundação.

Para assinalar esta data, será celebrada uma missa de acção de graças na Igreja Paroquial de Santa Maria de Carreço, às 09h00, solenizada pela tocata e canto desta associação folclórica.

Historial

Fundada a 29 de Dezembro de 1998 (D.R. 57/99 de 09 de Março), a Associação “Ronda Típica de Carreço” está filiada na Fundação INATEL desde 11 de Abril de 2001, como Centro de Cultura e Desporto, sob o nº 4091.

Esta Associação tem como principais objectivos promover a música e a dança de índole popular, bem como o ensino das mesmas, tendo para esse efeito criado um grupo de bombos, um grupo folclórico e um grupo instrumental e coral.

Em 21 de Janeiro de 2001, foi agraciada, pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, com o diploma de “Cidadão de Mérito”, pelas actividades desenvolvidas na preservação e promoção do património cultural e na defesa das tradições populares.

Após um período de pesquisa e preparação do grupo quanto à música, dança, canto e trajes, o grupo folclórico da Ronda Típica de Carreço pôde começar a apresentar-se em público, procurando sempre transmitir ao público as tradições e cultura da sua freguesia.

Ao longo dos seus anos de existência, já participou em festas e romarias e em vários Festivais de Folclore em várias regiões do país, bem como no estrangeiro: Andorra {2001}, Toulouse, França {2002 e 2003}, Festival Internacional Marbella, Espanha {2012} e Drancy, França {2013}.

Organizou, no ano de 2000 a “Noite Etnográfica”, integrando um Festival de Folclore.

Organiza desde o ano 2002, o seu festival de folclore, tendo nos últimos anos, sido integrado nas festas em Honra de Santo António e Nossa Senhora de Fátima no mês de Julho.

Em Agosto de 2001, também organizou, âmbito das festas em Honra de Nossa Senhora da Graça, Padroeira da Freguesia de Carreço, um encontro de concertinas e cantigas populares. De 2000 a 2006, inclusivé, participou nos cortejos etnográficos também no âmbito destas festividades.

Mas a actividade da Ronda Típica de Carreço não se resume à exibição do seu grupo folclórico. Pelo contrário, foi, desde o início, seu intento diversificar a apresentação das tradições de Carreço e do Alto Minho, através do seu Grupo de Bombos, da sua tocata e através da organização de momentos que têm por objectivo reavivar o nosso passado e fortalecer o convívio dos populares, como por exemplo a serração da Velha.

Esta tradição, muito antiga e de origem pagã, não é exclusiva de Carreço. Após alguns anos de “pausa”, a Ronda Típica resolveu reavivar esta tradição, reunindo no centro da Freguesia jovens e menos jovens.

A Serração da Velha realiza-se na noite de quarta-feira que precede o terceiro domingo da Quaresma, chamado domingo “laetare”, por antigamente, quando a missa era celebrada em latim, começar assim o salmo da entrada. Era uma espécie de pausa no rigor do jejum e da penitência quaresmal.

Tem como sede provisória, o Centro Paroquial Nossa Senhora da Graça.

A Direcção deste Grupo adquiriu recentemente, um edificio bastante degrado pelo tempo existente no largo do Campo da Cal desta freguesia, para a reconstrução da sua Sede definitiva.

Em nome da Paróquia de Santa Maria de Carreço, os nossos parabéns por mais um ano de vida deste jovem Grupo de Folclore "Ronda Tipica de Carreço" e que o futuro seja recheado de muitos de sucessos.