sábado, 10 de maio de 2014

Comemorações dos 500 anos do nascimento de frei Bartolomeu dos Mártires arrancaram este fim de semana

A Câmara Municipal e a Diocese de Viana do Castelo estão a assinalar os 500 anos do nascimento com um conjunto de iniciativas que arrancou este fim de semana. Na passada sexta-feira, dia de Aniversário do Nascimento de Frei Bartolomeu dos Mártires, a data foi assinalado com um concerto de música sacra na Igreja de S. Domingos, uma sessão solene de abertura, uma conferência e o lançamento de Selos Comemorativos no Auditório Lima de Carvalho, uma celebração eucarística e uma procissão com as Relíquias na Igreja de S. Domingos.

A abertura da exposição “Vida, Obra e Relíquias do Beato Frei Bartolomeu dos Mártires” a 07 de maio no Convento de S. Domingos e ainda a, a 09 de Maio, a comédia “Valha-nos Frei Bartolomeu!” no Teatro Municipal Sá de Miranda, às 22h00, a cargo da Sociedade de Instrução e Recreio de Carreço são outras das iniciativas previstas.

O Beato:
Frei Bartolomeu dos Mártires, que se distinguiu pela sua relevante intervenção no Concílio de Trento onde apresentou numerosas petições, ficou conhecido por ter participado no Concílio de Trento e pelo cariz reivindicativo e simples. Em 23 de Fevereiro de 1582 renunciou ao Arcebispado e recolheu-se no convento dominicano da Santa Cruz, em Viana do Castelo, nascido por seu empenho (1561) para favorecer os estudos eclesiásticos e a pregação. Morreu no convento a 16 de Julho de 1590, reconhecido e aclamado pelo povo como o Arcebispo Santo, pai dos pobres e dos enfermos. 

O seu túmulo situado no altar da Igreja de S. Domingos é, por isso, ainda hoje venerado, tendo o Papa João Paulo II reconhecido em 7 de Julho de 2001 o milagre proposto para a beatificação, celebrada a 4 de Novembro desse ano, no dia litúrgico de S. Carlos Borromeu, com quem trabalhou arduamente na prossecução dos objetivos do Concilio de Trento.


Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo