domingo, 1 de junho de 2014

ESTRADA FLORESTAL DE SANTA LIZIA, VAI SER RECUPERADA




A estrada florestal de Santa Luzia, vai ser alvo de uma intervenção, que visa a sua recuperação, já que esta via se mostra já degradada em muitos dos seus troços. Acontece que a altura de Inverno deixa sempre marcas no piso, pois as valetas mostram-se insuficientes, o que origina a circulação das aguas em plena via, arrastando assim o saibro e deixando assim a via degradada.

Esta estrada foi recuperada, quando a colocação das torres eólicas, mas depois faltou a manutenção, o que contribuiu para o crescimento da vegetação e a degradação do próprio piso. Agora vai ser recuperado o piso, com a colocação de saibro em toda a extensão da via, como nos acessos a Afife.



Na parte de Afife a autarquia já conseguiu saibro para a obra, a partir de um proprietário de um terreno, que já em outras alturas doou para outras recuperações. Na freguesia de Carreço e Areosa, outras freguesias servidas por esta via, também já foi conseguida a doação deste material a retirar de espaços dos respetivos montes. Estas obras vão acontecer a medio prazo e centram-se no regresso do rali de Portugal ao norte do Pais, já que as autarquias de Viana, Caminha e Ponte de Lima, já se mostraram interessadas em receber etapas deste rali, que em outros tempos arrastou multidões à nossa região.

A estrada florestal em Afife atravessa a freguesia pela sua encosta, com duas ligações à freguesia, uma pelo lugar da Revolta e outra pelo lugar da Armada, no entanto a segunda é aquela que se mostra mais degradada.

fonte: afifedigital.blogs.sapo.pt/