segunda-feira, 15 de setembro de 2014

FIZERAM MAIS UMA RAZIA, NOS OURIÇOS DO MAR FOI MAIS UMA RAZIA NOS OURIÇOS




Uma vez mais desapareceram os ouriços do mar, pelo menos em Afife e Carreço e tal como vem sendo habitual, a sua captura é feita por grupos devidamente organizados, munidos de apetrechos específicos para os arrancar e com fatos térmicos. O trabalho começa cedo, logo que a maré começa a descer e só termina na quase meia maré, esta tem sido a pratica usual. Este ano já é pelo menos a segunda vez que os ouriços são dizimados, no entanto e por aquilo que conseguimos apurar, na maior parte destas situações, as pessoas que procedem a estas capturas, até estão licenciadas para o fazer, só que estas situações não agradam, nem a pescadores desportivos e as gentes que lidam mais diretamento com o mar e a algumas associações de defesa do ambiente, já que não concordam com a lei que permite estas capturas a nível industrial. Por aquilo que apuramos e desde que acontecem estas capturas,os ouriços na nossa costa, não mais atingiram a idade adulta e ao contrario do antigamente onde as pessoas capturavam ouriços grandes, agora apenas se encontram ouriços pequenos e nem esses ficam.



Esta semana foram varias as pessoas que se dedicaram a esta apanha, devidamente apetrechados e com carrinhas térmicas, para levar os ouriços para fabricas de transformação em Valença ou na Galiza, onde são vendidos a bom preço.

Por aquilo que conseguimos apurar por pescadores desportivos, a Policia Marítima não tem sido vista por estas bandas, porque se assim não fosse, poderiam certificar, se as pessoas estavam habilitadas ou não para efetuarem estas capturas.

Agora também há duvidas se essas pessoas estariam ou não em conformidade com a lei, já que no inicio da semana que agora acaba, foi registada uma captura entre Carreço e Afife e acontece que enquanto uns capturavam os ouriços, outros transportavam os sacos, para uma leira, que por sinal nem lhes pertencia, certamente para não dar nas vistas na área marítima.

Esta quinta feira, a razia foi na parte norte de Afife, onde foram retirados inúmeros sacos de ouriços, que foram transportados em duas carrinhas térmicas.



Agora não se compreende, como não se pode utilizar apetrechos metálicos para a captura do Lamparão, que até são em grande numero e para capturar ouriços vale tudo.

fonte: http://afifedigital.blogs.sapo.pt/