segunda-feira, 17 de outubro de 2011

“Este mês é pior que Agosto”

As palavras do bombeiro sapador, ontem proferidas, são um desabafo perante a sucessão de incêndios registados no mês em curso, comparativamente aos meses anteriores. E são igualmente fruto do cansaço que se apoderou dos soldados da paz.
Ontem, os incêndios mais significativos registaram-se em Vila Verde (distrito de Braga) e em Afife (Viana do Castelo).

...

‘Inferno’ em Afife

O incêndio em Afife, iniciado ao princípio da noite de sábado, apenas foi dominado às 11,22 horas de ontem.
Com a frente de mato que progredia em local de difícil acesso, foi combatido por 79 bombeiros e três outros, apoiados por 22 veículos operacionais.
Às 9,57 da manhã de ontem o incêndio apresentava-se com duas frentes activas em mato. O primeiro grupo de reforço, vindo de Coimbra, chegou ao teatro de operações cerca da uma da da madrugada.

Às 10 horas foram accionados para o local dois grupos de reforço do GRIF de Lisboa e uma Equipa de Reconhecimento e Avaliação da Situação (ERAS) da Força Especial de Bombeiros
No seu combate estiveram 97 bombeiros e outros meios.
Mas, saídos de Afife, eis que os bombeiros são confrontados com sinistro idêntico em S. Mamede, entre Carreço e Areosa, a cerca de 5 quilómetros da cidade de Viana do Castelo.
O incêndio em S. Mamede foi detectado às 15,24 horas e até ao princípio da noite continuava a ser combatido por 38 bombeiros apoiados por 11 viaturas, com a participação do Grupo de Reforço de Incêndios Florestais de Lisboa que, entretanto, tinha terminado a sua função em Afife.
...

O de S. Mamede foi extinto cerca das 17,15 horas.
...

fonte: www.correiodominho.pt