segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Viana do Castelo celebra hoje elevação a cidade (20 de Janeiro)

Viana do Castelo está hoje em festa para celebrar o 164.º aniversário de elevação a cidade. O programa fica marcado pela realização do seminário que debate na biblioteca municipal o ‘Território e as cidades do Norte’, e ainda por uma sessão solene, ao final da tarde, durante a qual serão distinguidas várias individualidades e instituições locais.

Alberto Marques Oliveira e Silva vai ser distinguido como ‘Cidadão de Honra’, por se ser “uma figura incontornável da vida política nacional e por se ter dedicado à defesa dos valores da liberdade ao desenvolvimento social, cultural e económico do distrito de Viana”.

Agraciados com a ‘Medalha de Mérito’ serão, também, várias personalidades das mais diversas áreas da sociedade vianense, designadamente, Manuel Enes Pereira (pela arte folclórica em Carreço), José Figueira (etnógrafo do Grupo Folclórico de Viana do Castelo), Maria Antonieta Pinho (co-fundora da ‘Casa dos Rapazes’), Maria José Alpuim ( professoraensino básico e das crianças inadaptadas), Armando Soares Pereira(ex-presidente da Assembleia Municipal), Teresa Veloso Freitas Sampaio (Rancho de Carreço) e Manuel João Gomes Cunha (conhecido por ‘João Duro’, artesão de chinelos bordados ).

Com o mesmo mérito serão, ainda, reconhecidas as seguintes instituições vianenses: Centro Bem-Estar Infantil de Alvarães, Clube Ténis de Viana do Castelo, Grupo AVIC, Associação Cultural ‘O Sol de Portugal’, de Bordéus, França. O dia de festa fica, ainda, marcado pela actuação de duas dezenas de grupos do concelho, às 21.30 horas, na Praça da República, facto que promete uma enorme animação.

Ainda no âmbito do programa comemorativo de mais um aniversário vai ser, também, exibido, em antestreia, o filme ‘O Cônsul de Bordéus’, amanhã e depois, no Teatro Sá de Miranda.
Sublinhe-se o facto de aquela película fílmica, realizado por João Correa e Francisco Manso, ter sido, parcialmente, rodada precisamente na cidade de Viana do Castelo.