domingo, 8 de julho de 2012

Exército sai do quartel para ajudar nos incêndios

  • Só será permitido acesso às áreas «restritas» na Serra de Santa Luzia, em Viana do Castelo, aos proprietários de terrenos

    Militares do Exército estão a controlar, até 28 de setembro, os acessos à serra de Santa Luzia, em Viana do Castelo, a fim de prevenir incêndios florestais, informou, esta sexta-feira, a agência Lusa.

    Segundo a informação avançada pelo comandante da Escola Prática de Serviços (EPS), responsável pela operação, «todos os acessos à serra estão controlados», nomeadamente o maciço central, «existindo informação visual e as devidas barreiras físicas».

    Apenas será permitido o acesso às áreas «restritas» aos proprietários de terrenos, «nomeadamente nos dias de maior risco de incêndio», sendo os mesmos alertados para alguns tipos de comportamentos que têm de evitar.

    «Sempre que as equipas de patrulhamento intercetam alguém dentro das áreas de acesso restrito, devidamente identificadas e balizadas pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, as pessoas são identificadas e a informação comunicada às entidades competentes», explicou o coronel Lopes Cardoso.

    A informação de identificação recolhida pelos militares poderá depois ser utilizada pelas autoridades policiais na investigação de eventuais focos de origem criminosa que possam ser detetados.

    «De uma forma geral, as pessoas reagiram bem ao pedido de identificação por parte dos militares, tendo sido poucas as situações em que as pessoas intercetadas tiveram reação de forma menos correta. Mas não se verificou qualquer incidente», esclarece Lopes Cardoso.

    A identificação do acesso à serra está prevista nomeadamente em pontos das freguesias de Areosa, Carreço, Afife, Freixieiro de Soutelo, Perre e Meadela.

    fonte:
    http://www.tvi24.iol.pt