domingo, 29 de julho de 2012

Percurso Nocturno "Arte Rupestre ao Luar"


04.08.2012 21.45 h
“A finalidade da arte é dar corpo à essência secreta das coisas,não é copiar a sua aparência.”
                        Aristóteles

Desde a Pré-história que o Homem representa simbolicamente e das mais variadas formas tudo o que o rodeia – a natureza, os animais e as actividades do seu dia-a-dia, transformando as suas formas de expressão em Arte através da estatuária, da pintura ou da gravura!
Este é um convite a um passeio nocturno pelos caminhos de Carreço para observar alguns dos mais importantes núcleos de gravuras rupestres do Noroeste Peninsular.
As gravuras da Praia de Fornelos, onde cervídeos e cavalos se erguem num painel vertical sobre o mar, a Laje da Churra, com mais de 1200 motivos gravados e cerca de 3000 mil anos de história como espaço cerimonial colectivo, e a Laje da Fraga da Bica, santuário ao ar livre até tempos medievais, são os testemunhos da complexidade dos mitos e crenças ligados aos ciclos solares, às águas, à terra e aos animais, que irá conhecer.
Pelo caminho será feita uma passagem pelos moinhos e pelo Farol, que lá do alto de Montedor guardam as histórias de Carreço.

Informações gerais:
Distância aproximada: 7km
Grau de dificuldade: Fácil
Mínimo de participantes: 6
Org.: Lugar da Memória – Gestão de Património Cultural e Animação Turística, lda | Rua de Infesta, 99, 4900-718 Viana do Castelo, Portugal