terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Casal finlandês expande coleção de orquídeas em Carreço e prepara exposições

O casal de finlandeses que há pouco mais de um ano se mudou para Carreço, em Viana do Castelo, aumentou a sua coleção para cerca de 11.000 orquídeas, tendo perspetivas de vir a expô-las ao público.



© 2013 ESTELA SILVA/LUSA

Pekka Ranta, de 68 anos, garantiu à Lusa que todas as orquídeas que possui já brotaram em flor e que, desde que passaram a viver numa estufa a metros da praia em Portugal, estão felizes - quer as plantas quer o casal.

A estufa chegou a estar aberta a visitas algumas vezes durante o verão passado, mas Ranta quer "fazer com que isto fique ainda mais bonito”, declarando que no futuro vão estar em exposição para que possam ser exibidas, apresentando alguns exemplares entre 15 e 17 de março na quarta exposição internacional do Porto, na Biblioteca Municipal de Almeida Garrett.

Discussões sobre transições para um jardim botânico, no Porto ou em Coimbra, ainda são prematuras, explicou o apaixonado de orquídeas, plantas entre as quais se encontram borboletas com mais de 30 centímetros de largura de asas abertas.

“Outras pessoas têm cães, gatos, nós temos borboletas”, disse Ranta, mostrando não só as dezenas de corpos das que já morreram – azuis, castanhas, com pontas de asas em forma de cobras -, mas também os casulos do tamanho de uma mão das que ainda estão a ser criadas.

O engenheiro eletrotécnico que começou a coleção de orquídeas há 50 anos não concebe um regresso definitivo à Finlândia, onde esteve em setembro, utilizando um argumento compreensível: “Vimos que a diferença climatérica entre a nossa casa e Carreço é de mais de 40 graus”.

“Fizemos muito trabalho e ainda há muito por fazer, mas tem sido interessante”, afirma Pekka Ranta, para quem estas plantas particulares são “parte da vida”: “Senão como teria feito isto? 50 anos de trabalho só pelas orquídeas. Sou louco ou elas são lindas?”

TDI/ACYS // MSP

fonte: msn noticias