quinta-feira, 27 de junho de 2013

UE: Energia sustentável em destaque

A edição de 2013 da Semana Europeia da Energia Sustentável, a decorrer de 24 a 28 de Junho, durante a qual associações locais, empresas, centros de investigação, organizações não-governamentais e autarquias apresentam as medidas que estão a tomar para promover uma utilização sustentável da energia.

No âmbito da Semana Europeia da Energia Sustentável está prevista a realização de 26 eventos de norte a sul de Portugal. Em Viana do Castelo, por exemplo, a semana é assinalada com diversos eventos, entre os quais uma visita guiada ao Parque Eólico Outeiro-Carreço, no dia 28 de junho, para explicar o modo de funcionamento e as vantagens deste tipo de parques, e uma corrida de carros solares, no dia 29 de junho.

Em Lisboa, a Agência Municipal do Ambiente organiza um seminário durante o qual será feito o ponto da situação relativamente às políticas de eficiência energética aplicadas a nível local e apresentado o caso prático da instalação de lâmpadas LED nos semáforos da cidade, com destaque para os resultados alcançados.

Em Bruxelas, serão entregues prémios a iniciativas inovadoras em matéria de energia sustentável. Entre os finalistas, está o projeto “Engage”, no qual participam várias cidades portuguesas e que foi seleccionado por contribuir para uma maior sensibilização, para a mudança das percepções e para um maior apoio à eficiência energética, através de actividades de comunicação específicas.

Uma série de conferências terá igualmente lugar em Bruxelas, abordando temas como o armazenamento de energia, o financiamento da energia sustentável, os contadores inteligentes ou os combustíveis alternativos.

A União Europeia fixou objectivos ambiciosos em matéria de energia para 2020, enquanto parte da sua estratégia para promover o crescimento e o emprego. No prazo de sete anos, as emissões de gases com efeito de estufa deverão diminuir, pelo menos, 20 por cento em relação aos níveis de 1990. Além disso, 20 por cento da energia consumida deverá provir de fontes de energia renováveis e a eficiência energética deverá aumentar, também, 20 por cento.

Fonte: Comissão Europeia