quarta-feira, 4 de setembro de 2013

“Praia acessível/Praia para Todos” com 170 acompanhamentos nas praias da Amorosa e Cabedelo

O Projeto Praia Acessível/Praia para Todos terminou no último dia de Agosto nas praias da Amorosa e do Cabedelo. No saldo, uma média de cinco pessoas por dia e por praia utilizaram estes serviços, com mais de 170 acompanhamentos realizados por técnicos das áreas da saúde e terapeutas com apoio de cadeiras anfíbias.

O projeto tem como objetivo tornar acessíveis as zonas balneares às pessoas com mobilidade condicionada, ou seja, sob determinadas condições como praia vigiada por nadador salvador; acesso pedonal fácil; estacionamento ordenado com lugares para as viaturas ao serviço das pessoas com deficiência; acesso à zona de banhos de nível, por rampa ou com recurso a meios mecânicos; passadeiras no areal; sanitários acessíveis; e posto de primeiros socorros acessíveis.

Em Viana do Castelo, as praias de Amorosa e Carreço oferecem apoios anfíbios para o banho com acompanhamento de técnicos da área de saúde e, em 2013, foram feitos acompanhamentos de utentes a título individual e ainda de instituições da região, nomeadamente a AAPEL -Associação dos Amigos da Pessoa Especial Limiana e Ponte de Lima, Lar de Idosos de Vila Franca e APPACDM de Ponte de Lima e Viana do Castelo.

Recorde-se que este projeto, que teve a sua génese na Praia do Cabedelo e está hoje disseminado pelo país, foi inicialmente apelidada de "Praias sem Barreiras". As Praias Acessíveis, Praias Para Todos” possuem o tiralo (mecanismo/cadeira que facilita o acesso à água e ao banho), denominação aproximada ao “tirez de l’eau”, como é denominada em Hendaye (França), com quem Viana do Castelo está geminada e de onde “importou” o mecanismo depois de uma visita àquela cidade.

Em Viana do Castelo, o projeto "Praias sem Barreiras" pretendia organizar a acessibilidade à praia e ao banho para todas as pessoas com problemas de locomoção e integrava uma política global que inclui a sinalética, serviços na praia, atendimento, adaptação dos lugares públicos e atividades variadas. O tiralo, mecanismo que venceu uma medalha de bronze na categoria Inserção Social organizado pela Comissão Europeia, está a ser utilizado desde essa altura com grande sucesso tendo, ao longo dos anos, servido centenas de cidadãos com mobilidade reduzida.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo