segunda-feira, 20 de junho de 2011

Autarcas exigem cobertura sem custos de televisão digital

Autarcas de 13 localidades de Viana do Castelo e Caminha reúnem-se a 27 de Junho com representantes da ANACOM para exigir a cobertura "sem mais custos" pela televisão digital a 15.700 pessoas.


"A reunião foi marcada pela própria ANACOM, que é a instituição que fiscaliza, e se nada ficar resolvido recorreremos a todas as medidas possíveis para que estas populações não fiquem sem acesso gratuito aos quatro canais", afirmou à Agência Lusa Joaquim Viana da Rocha. 
O autarca de Carreço é um dos 13 que reclama a activação do emissor de Montedor, precisamente naquela freguesia de Viana, e que cobriria toda a zona através da rede terrestre. Sem esse emissor, afirmam, aos 15.700 residentes restará a "obrigatoriedade"  de aquisição de um equipamento satélite para fazer a recepção. "Não faz qualquer sentido termos que pagar mais do que as outras pessoas para termos acesso ao serviço de televisão. Temos pareces técnicos e jurídicos e vamos mostrar à ANACOM a nossa razão", sublinha Viana da Rocha.
Na reunião, a 27 de Junho e que decorrerá na Junta de Afife, Viana do Castelo, os autarcas vão ainda entregar os abaixo-assinados de contestação, entretanto dispersos pelas respectivas localidades, e que já reúnem "milhares de assinaturas" de apoio. Contactada pela Lusa, fonte da Portugal Telecom (PT), confirmou que "algumas" destas zonas não serão cobertas pela rede terrestre, mas assegurou que a cobertura "de todo o território" está "garantida", em termos complementares, pela recepção via satélite. A contestação faz-se sentir nas localidades de Areosa, Carreço, Amonde, Montaria (Viana do Castelo) e Vila Praia de Âncora, Âncora, Vile, Riba d'Âncora, Gondar, Orbacém e Dem (Caminha).  
"Se pagamos, na factura da electricidade, a mesma taxa de audiovisuais que a restante população porque é que teremos de pagar ainda mais, para  comprar os receptores e antenas parabólicas? Não temos os mesmos direitos?", questiona-se, por outro lado, Arlindo Ribeiro.   
O autarca de Afife lembra que após "consultas à Portugal Telecom" foram informados que "não está previsto qualquer emissor de TDT [Televisão Digital Terrestre] para estas freguesias", até agora abrangidas pelo emissor em Carreço. Segundo dados da PT, empresa encarregue de implementar o processo de mudança, há nesta altura cerca 153 emissores distribuídos por todo o país para assegurar a futura rede de TDT.   
O "apagão" da rede analógica, em todo o país, está previsto para 26 de Abril de 2012. No processo de transição de rede analógica para a digital, a ANACOM é a entidade responsável pela implementação e a PT a empresa que assegura a construção das infra-estruturas
fonte: Correia da Manhã