quarta-feira, 8 de junho de 2011

Junta de Carreço (Viana do Castelo) recusa oficialização de nudismo na praia de Paçô


09/06/2011 00:02
A Federação Portuguesa de Naturistas admite pedir a oficialização da prática de nudismo na Praia de Paçô, em Carreço, Viana do Castelo, mas a Junta de Freguesia local já garantiu que a resposta será “não”.

“Não aceitamos, está fora de questão. Terminante e irredutivelmente”, disse, à Lusa, o presidente da Junta de Freguesia de Carreço.

Segundo Viana da Rocha, se aquele pedido for oficializado terá de haver a respetiva discussão pública e “aí a população de Carreço dará a resposta adequada: não, não e não”.

“Não estamos disponíveis para essas práticas”, sublinhou o autarca.

Emília Paiva, da direção da Federação Portuguesa de Naturistas, disse hoje à Lusa que os responsáveis daquele organismo vão fazer, ao longo deste verão, visitas às praias do norte de Portugal “onde já é habitual” a prática nudista, para se inteirarem das condições e posteriormente selecionarem as que serão objeto de pedido de oficialização.

“Sabemos que na praia de Paçô há muito que se pratica o naturismo, tanto por portugueses como por espanhóis, sabemos que é uma praia muito bonita e, como tal, essa é uma das que podem integrar a lista do nosso pedido”, referiu.

Trata-se de uma zona isolada entre a praia de Paçô e a praia da Mariana, separada por rochas e de fácil acesso, onde é frequente a prática nudista.

Houve já mesmo quem tivesse pintado a palavra “nudista” numa rocha, como que para demarcar a área.

Segundo aquela responsável, “é muito importante” que o Norte disponha de uma praia naturista devidamente oficializada, porque “a procura é muita”.

Em Portugal, existem sete praias naturistas oficiais: Alteirinhos (Odemira), Adegas (Aljezur), Barril (Tavira), Belavista (Almada), Meco (Sesimbra), Salto (Sines) e Ilha Deserta (Faro).

“Ficam todas a sul do rio Tejo”, notou Emília Paiva, admitindo que esta realidade se possa ficar a dever a uma mentalidade “mais conservadora” das populações do Norte.

fonte: Rádio Antena Minho