segunda-feira, 18 de julho de 2011

Aprovadas candidaturas para ampliação da rede de água e saneamento nas freguesias de Viana do Castelo


A Câmara Municipal e os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento, através da bolsa de Mérito da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, acabam de ver aprovadas duas candidaturas no valor global de cerca de quatro milhões de euros para a ampliação da rede de águas residuais e pluviais em várias freguesias do concelho. Esta candidatura, apresentada ao ON2 – Programa Operacional da Região Norte “Ciclo Urbano da Água”, inclui investimentos nas freguesias de Carreço, Afife, Alvarães, Chafé, Santa Marta de Portuzelo, Perre e Vila Franca.
Assim, é já possível o investimento na ampliação da rede de águas residuais e abastecimento de água em Afife, Chafé, Carreço e Alvarães; na ampliação da rede de águas residuais e pluviais de Santa Marta de Portuzelo; na quarta fase da ampliação da rede de água e águas residuais de Vila Franca e na terceira fase da ampliação da rede de águas residuais de Perre.
Esta candidatura, comparticipada em 2.3 milhões de euros pelo FEDER, junta-se a outras duas candidaturas já anteriormente aprovadas pelo ON2 de cerca de três milhões de euros e cujas empreitadas estarão concluídas até ao final do ano.
De sublinhar que o objectivo destas candidaturas é melhorar a qualidade de vida das populações e promover a melhoria de um conjunto de parâmetros e indicadores de performance ambiental da NUT III Minho-Lima.
O domínio Ciclo Urbano da Água visa, nomeadamente, promover a melhoria dos níveis de atendimento, de qualidade, dotando o território de infra-estruturas e serviços ambientais e de saneamento básico capazes de atingir um nível de atendimento, de qualidade e proximidade aceitáveis, bem como promover um desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida da população estabelece como meta atingir 95 por cento da população de água e 90 por cento em saneamento de águas residuais.
fonte: CM Viana do Castelo