terça-feira, 12 de julho de 2011

Portugal tem 271 praias com bandeira azul

Decididamente somos um país de praias apetecíveis, Apesar dos apenas 850 Km de costa este ano de 2011 temos 271 praias com bandeira azul, um galardão que distingue as melhores praias no que respeita a qualidade da água e condições de higiene e conforto para os utilizadores. Agora que está a chegar o Verão e as férias confira esta informação e se puder visite as que puder. Para não se perder publicamos ao lado a lista completa de todas as praias de bandeira azul. O Programa Bandeira Azul para zonas balneares e marinas é desenvolvido pela Fundação para a Educação Ambiental (FEE), uma organização não governamental e sem fins lucrativos. Este Programa, anteriormente designado de Campanha Bandeira Azul teve início em França, em 1985, e tem sido desenvolvido na Europa desde 1987. A partir de 2001 foi alargado a outros continentes.


O Programa tem como fundamento promover o desenvolvimento sustentável em áreas costeiras, fluviais e lacustres a partir de um conjunto de critérios que envolvem a educação ambiental, a qualidade da água balnear, a gestão da zona balnear, serviços e segurança. O objectivo é tornar possível a coexistência do desenvolvimento do turismo a par do respeito pelo ambiente local, regional e nacional. A longa existência do Programa demonstra bem a importância que tem para operadores turísticos, decisores e público em geral.
A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente às praias e marinas que se candidatam e que cumpram um conjunto de critérios. Os Critérios do Programa Bandeira Azul estão divididos em 4 grupos: Informação e Educação Ambiental, Qualidade da Água, Gestão Ambiental e Equipamentos e Segurança e Serviços.

Informação e educação ambiental

A informação sobre a qualidade da água balnear deve estar afixada com visibilidade, deve ainda haver informação sobre as áreas sensíveis e ecossistemas na área da praia, bem como sobre o comportamento a assumir perante estas, afixada na praia e incluída no material para turistas.
Deve estar disponível um mapa indicativo das diversas instalações e equipamentos na zona balnear e a relação de entidades que afixem o código de conduta para a zona balnear e que divulguem essa informação ao público que a requisite.

Qualidade da água

A praia para ver concedida a bandeira azul deve cumprir as normas e legislação relativas à amostragem e frequência no que respeita a qualidade da água balnear, nomeadamente legislação relativa a análises da água balnear, garantindo que as eventuais descargas de águas residuais industriais ou urbanas na área da praia não afectam a qualidade desta. Na eventualidade de existirem tem de ser demonstrado que a água proveniente destas descargas não afectam o ambiente. A comunidade em que a praia se encontra integrada tem de estar de acordo com as normas e legislação relativa ao tratamento de águas residuais. Deve ainda cumprir os requisitos do Programa Bandeira Azul no que respeita os parâmetros, faecal colibacteria/E.coli e faecal enterococci/streptococci e cumprimento dos requisitos do Programa Bandeira Azul no que respeita os parâmetros físico-químicos.

Gestão ambiental e equipamentos

A praia deve estabelecer um comité que se encarregue da gestão da zona balnear e realize auditorias frequentemente, tendo de existir um Plano de Ordenamento da zona balnear cumprido pelas entidades responsáveis locais e gestoras da praia tendo esta de ser mantida permanentemente limpa. Não pode verificar-se acumulação de algas ou restos de materiais vegetais arrastados pelo mar na zona balnear, excepto quando a referida vegetação se destinar a um uso específico, se encontrar num local destinado para esse efeito e não perturbar o conforto dos utentes da zona balnear. Tem ainda de haver recipientes para resíduos e lixos, seguros e em boas condições de manutenção, regularmente esvaziados no areal e nas entradas da praia.
Na praia deve existir equipamento para recolha selectiva das embalagens de plástico, vidro, latas e papel, tendo de existir instalações sanitárias em número suficiente e em boas condições de higiene e manutenção. Por outro lado numa praia de bandeira azul  não pode haver; circulação de veículos não autorizados, competições de automóveis ou de outros veículos motorizados, descarga de entulho, campismo não autorizado. Nesta praias os nossos cãezinos também não se podem banhar nem permanecer no areal e todos os edifícios e equipamentos existentes na praia têm de se encontrar em boas condições de conservação.

Segurança e serviços

As praias de bandeira azul têm de ser vigiadas por nadadores-salvador, durante toda a época balnear oficial com o respectivo equipamento de salvamento. Tem de haver ainda local assinalado para prestação de primeiros socorros e planos de emergência locais e regionais relativamente a acidentes de poluição na praia.
A praia tem de ter acessos pedonais seguros e uma fonte de água potável devidamente assinalada e protegida. Por outro lado, pelo menos uma das praias do município tem de estar equipada com rampas e instalações sanitárias para deficientes. No caso do município ter apenas uma praia, esta tem de garantir este requisito.


PRAIAS COM BANDEIRA AZUL
NORTE
Esposende - Cepães; Suave Mar; Ofir; Apúlia.
Vila Nova de Gaia - Lavadores; Salgueiro; Canide Norte; Canide Sul; Marbelo; Madalena Norte; Madalena Sul; Valadares Norte; Valadares Sul; Dunas Mar; Francelos; Sãozinha; Senhor da Pedra; Miramar; Mar e Sol; Aguda; Granja.
Caminha - Caminha; Moledo; V. Praia de Ancora.
Porto - Homem do Leme; Gondarém; Foz.
Espinho - Frente Azul; Baia; Rua 37; Silvade; Paramos.
Viana do Castelo - Afife; Arda; Paçô; Carreço; Norte; Cabedelo; Amorosa; Castelo de Neiva.
Matosinhos - Funtão; Angueira Sul; Pedras Brancas; Pedras do Corgo; Agudela; Quebrada; Marreco;
Matosinhos; Memória; Cabo do Mundo; Aterro; Azul, Conchinha; Boa Nova, Senhora; Leça da Palmeira.
Macedo de Cavaleiros - Fraga da Pegada, Albufeira do Azibo; Ribeira, Albufeira do Azibo.
Freixo de Espada à Cinta - Rio Douro, Congida, Aldeia Viçosa

REGIÃO DE LISBOA
Torres Vedras - Azul; Stª Cruz; Formosa; Navio; Stª Helena; Stª Rita Norte;
Stª Rita Sul.
Mafra - Baleia; Foz do Lizandro; Porto da Calada; Ribeira das Ilhas; S. Lourenço.
Lourinhã - Areia Branca; Porto Dinheiro.
Cascais - Avencas; Carcavelos; Conceição; Crismina; Duquesa; Guincho; Moitas; Parede; Poça; Raiva; S. Pedro Estoril; Tamariz.

ALENTEJO
Odemira - Almograve; Carvalhal; Furnas; Zambujeira do Mar.
Sines - Porto Côvo; Ilha do Pessegueiro; Morgavel; S.Torpes; Vasco da Gama; Vieirinha.
Santiago do Cacém - Costa de Santo André; Fonte do Cortiço.
Grândola - Aberta Nova; Atlântica; Carvalhal; Comporta; Pego; Tróia Bico das Lulas; Tróia Galé; Tróia Mar.
Sesimbra - Ouro.
Setúbal - Figueirinha. Portos de Recreio Marinhas
Grândola - Marina de Tróia.
Sines - Porto de Recreio de Sines.
Évora - Amieira Marina.

ALGARVE
Albufeira - Salgados; Galé-Oeste; Galé-Leste; Manuel Lourenço; Evaristo; São Rafael; Arrifes; Aveiros; Oura; Oura Leste; Santa Eulália; Maria Luisa; Olhos d´Água; Coelha; Castejo; Belharucas; Falésia, Açoteias; Falésia, Alfamar; Rocha baixinha oeste; Rocha baixinha leste.
Vila do Bispo - Cordoama; Castelejo; Mareta; Martinhal; Ingrina;Zavial; Salema; Almádena; Burgau.
Lagos - Luz; Porto de Mós; Camilo; D. Ana; Batata; Meia-Praia.
Aljezur - Odeceixe; Monte Clérigo; Arrifana.
Portimão - Alvor; Três Castelos; Rocha.
Lagoa - Caneiros; Ferragudo; Carvoeiro; V. de Centeanes; Srª da Rocha; Vale do Olival.
Silves - Armação de Pera; Praia Grande.
Faro - Faro, Mar; Barreta; Ilha do Farol; Culatra.
Loulé - Loulé Velho; Vilamoura; Quarteira; Vale do Lobo; Garrão Poente/Duna; Garrão Nascente; Ancão; Quinta do Lago.
Olhão - Fuseta Ria; Fuseta Mar; Armona Mar.
Vila Real de Sto António - Manta Rota; Lota; Monte Gordo; Santo António.
Tavira - Barril, Três Irmãos; Terra Estreita; Ilha de Tavira, Mar; Cabanas, Mar.

MADEIRA
Funchal -Cb Ponta Gorda-Poças do Governador; Barreirinha; Clube Naval do Funchal; Formosa; Poças do Gomes-Doca do Cavacas
Ponta do Sol - Ponta do Sol; Madalena do Mar
Porto Moniz -Porto Moniz
Porto Santo - Ribeiro Salgado; Fontinha
Santa Cruz - Galo Mar; Garajau; Palmeiras; Roca-Mar
Santana - Ribeira do Faial
São Vicente -Ponta Delgada

AÇORES
Angra do Heroísmo - Baía do Refugo; Cinco Ribeiras; Negrito; Prainha; Salga; Silveira; Marina de Angra do Heroísmo
Horta - Almoxarife; Porto Pim; Varadouro; Marina da Horta
Lagoa (São Miguel) - Caloura; Zona Balnear da Lagoa
Ponta Delgada - Milícias; Poças Sul dos Mosteiros; Poços S. Vicente Ferreira; Pópulo; Marina de Ponta Delgada
Povoação - Praia do Fogo
Praia da Vitória - Escaleiras: Grande; Porto Martins; Prainha (Praia da Vitória); Praia da Riviera; Zona Balnear dos Biscoitos
Ribeira Grande - Areal Sta. Bárbara
Sta Cruz da Graciosa - Calheta; Praia
Velas - Preguiça-Velas
Vila do Porto - Anjos; Formosa; Maia
Vila Franca do Campo - Água d'Alto; Corpo Santo; Prainha de Água d'Alto; Vinha da Areia; Marina de Vila Franca do Campo