domingo, 3 de julho de 2011

Hasteadas Bandeiras Azuis nas praias de Viana do Castelo

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, hasteou, de forma simbólica, a Bandeira Azul da Praia Norte. Em Viana do Castelo, foram galardoadas com a distinção da Associação Bandeira Azul da Europa as praias de Afife, Arda (Mariana), Paçô, Carreço, Norte, Cabedelo, Amorosa e Castelo de Neiva e a Câmara Municipal preparou um conjunto de iniciativas como a já tradicional Biblioteca de Praia e uma brochura informativa que oferece também entradas nos espaços culturais e ambientais do concelho.
Assim, de Julho a Setembro, decorrem acções e actividades diversas que se juntam às excelentes condições das praias de Viana do Castelo. Para tal, a Câmara Municipal elaborou uma brochura sob o lema “Verão 2011 – Mar História e Recurso” que apresenta informação sobre as praias mas também com o programa de actividades de educação ambiental nas praias do concelho e as múltiplas sugestões para o verão, os cuidados a ter nas praias e um sistema de ofertas de entradas grátis nos museus e espaços culturais da cidade através de um sistema de carimbos.
Uma tradição na Praia Norte é a Biblioteca de Praia, que assinala o seu décimo ano como pólo de leitura com o slogan “o prazer de ler com vista para o mar”. Trata-se de um pequeno módulo de madeira, com “a finalidade de levar ao encontro das crianças, dos jovens e da população em geral, o livro e outras publicações durante a época balnear.
Esta iniciativa pretende levar a biblioteca aos mais diversos públicos, dando relevo ao conceito de biblioteca aberta à comunidade e que esta pode subsistir “sem paredes, à luz do sol”, em que os seus utilizadores podem estar de fato de banho, a saborear um gelado a ler um jornal, uma revista, ou um bom livro… até 31 de Agosto das 9:30h às 12:30h e 15:00h às 18:00h.
O Galardão Bandeira Azul uma distinção atribuída anualmente pela Fundação para a Educação Ambiental (FEE) a praias (marítimas e fluviais) e marinas que cumpram um conjunto de requisitos de qualidade ambiental, segurança, bem-estar, infra-estruturas de apoio, informação aos utentes e sensibilização ambiental. As praias e marinas distinguidas ficam autorizadas a ostentar a bandeira oferecida pela FEE durante a época balnear. Pode, portanto, ser considerada um símbolo de garantia de qualidade de uma praia ou marina.
Viana do Castelo, 01 de Julho de 2011
fonte: gabinete de imprensa da CM de Viana do Castelo