sexta-feira, 24 de maio de 2013

Câmara de Viana vai certificar traje à vianesa

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, em reunião de executivo, uma proposta para o “estudo do traje à vianesa e elaboração do caderno de Especificações para a certificação/qualificação”. O objetivo é certificar e preservar a identidade do traje à vianesa, pelo qual Viana do Castelo é conhecida.
Viana do Castelo, conhecida como a capital do folclore, é possuidora de um traje reconhecido como o mais representativo da cultura popular portuguesa. Por isso, a autarquia decidiu avançar com a certificação do “traje à vianesa” a fim de o preservar e de o divulgar de forma mais sistemática, pelo que o estudo e caderno de especificações foram entregues à associação “Portugal à Mão - Centro Estudos e Promoção das Artes e Ofícios Portugueses.
Com o estudo, será feita a recolha, triagem e análise de toda a informação relevante para o estudo do Traje à Vianesa nas suas múltiplas modalidades (Afife, Carreço, Areosa, Santa Marta de Portuzelo e Perre, segundo a definição de Cláudio Basto, do início do séc. XX), ou outra que, no decorrer do estudo, se ache mais oportuna e adequada à realidade em questão; será efetuada a caraterização de cada uma das modalidades consideradas e definição de “trajes-tipo”, com descrição exaustiva de cada peça que integra a referida indumentária e respetivo registo fotográfico; e efetuado o estudo das possibilidades de registo e certificação.
O caderno de especificações é o instrumento onde se irão definir as caraterísticas do “Traje à Vianesa” e listar, fundamentando, todos os parâmetros que pesem para a sua certificação, nomeadamente o nome que identifique o produto e que neste caso terá derivações; as referenciais histórico-geográficos que contextualizem a ocorrência e a continuidade da produção; e a caracterização do produto: características físicas (forma, dimensões, padrões, cores e desenhos predominantes); matérias-primas utilizadas; modos de produção (técnicas, saberes, ferramentas e equipamentos).