sexta-feira, 31 de maio de 2013

Viana: Autarquia aprova equipa de sapadores florestais para defender a floresta contra incêndios

Em reunião de executivo, a autarquia de Viana do Castelo aprovou um protocolo com a Associação Florestal do Lima que visa a constituição de uma equipa de sapadores florestais que vai promover a defesa da floresta contra os incêndios. Esta equipa vai exercer funções de prevenção de incêndios florestais, através de ações de silvicultura preventiva, vigilância das áreas, apoio ao combate de incêndios florestais e às subsequentes operações de rescaldo e sensibilização do público e tem vindo a ser assegurada pela AFL através de um protocolo de colaboração.

Para garantir a continuidade da equipa de sapadores florestais, foram atribuídos 27.500 euros para a constituição da equipa, como revelou José Maria Costa, autarca vianense.

A autarquia aprovou também um protocolo de Cooperação com as Juntas de freguesia que integram a Zona de Intervenção Florestal da Serra de Santa Luzia e a Associação Florestal do Lima para desenvolver uma parceria para a execução da candidatura aprovada no âmbito do PRODER, com o objetivo de promover a defesa da floresta contra incêndios e na qual se encontram previstas ações para a execução de Mosaicos de Parcelas de Gestão de Combustíveis. Para tal, foi aprovada a atribuição à Associação Florestal do Lima o montante de 10 mil euros em 2013, como parte da comparticipação privada para comparticipar a parte não financiada do projeto.

Recorde-se que a Associação Florestal do Lima abrange áreas do território das freguesias de Monserrate, Santa Maria Maior, Areosa, Carreço, Afife, Freixieiro de Soutelo, Outeiro, Perre, Santa Marta de Portuzelo, Meadela, Serreleis e Cardielos, do concelho de Viana do Castelo, e Âncora, do concelho de Caminha.

fonte: www.radiogeice.com