sexta-feira, 24 de maio de 2013

Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo pede celeridade da tutela nas respostas sociais

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, lembrou ontem, na abertura das Jornadas do Gabinete de Atendimento à Família, que existem valências de resposta social à família que aguardam decisão governamental, pelo que exigiu da tutela a resolução de questões como as novas creches e a unidade de cuidados continuados de Darque.

Estas valências, que estão já concluídas, aguardam decisão da tutela, pelo que o autarca lembrou que existe falta de eficácia na resolução destes problemas. Em causa está a Unidade de Cuidados Continuados que vem colmatar uma importante necessidade, na medida em que não existe no concelho de Viana do Castelo qualquer estrutura integrante da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, mas também de creches e lar que aguardam os acordos com a Segurança Social.

O autarca sublinhou que poderão estar em causa as respostas sociais no concelho, nomeadamente à primeira infância, e que se trata de insensibilidade para resolver os problemas que, na prática, poderão inviabilizar a entrada em funcionamento das novas creches em Areosa, Carreço, Deão, Darque e Lanheses e o lar de Deão.

O autarca falava durante as Jornadas do GF sobre “Metamorfose Social” e que terminam hoje em Viana do Castelo depois de abordar o retrato da pobreza em Viana do Castelo e em Portugal.


Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo