Em Viana do Castelo, foram galardoadas com a distinção da Associação Bandeira Azul da Europa as praias de Afife, Arda (Mariana), Paçô, Carreço, Norte, Cabedelo, Amorosa e Castelo de Neiva, sendo que as praias de Amorosa e Carreço ostentam também a Bandeira Acessível.
O Galardão Bandeira Azul é uma distinção atribuída anualmente pela Fundação para a Educação Ambiental (FEE) a praias (marítimas e fluviais) e marinas que cumpram um conjunto de requisitos de qualidade ambiental, segurança, bem-estar, infraestruturas de apoio, informação aos utentes e sensibilização ambiental. As praias e marinas distinguidas ficam autorizadas a ostentar a bandeira oferecida pela FEE durante a época balnear. Pode, portanto, ser considerada um símbolo de garantia de qualidade de uma praia ou marina.
Nesta época balnear, ainda decorrem algumas intervenções pontuais, que se encontram em fase de conclusão, devido aos estragos provocados pelas intempéries do último inverno.
O autarca hasteou a Bandeira Acessível em duas praias do concelho, uma iniciativa que pretende promover a acessibilidade à praia e ao banho de pessoas com mobilidade reduzida, é destinada a cidadãos com diferentes problemáticas e faixas etárias diversas.
Biblioteca de Praia
Uma tradição na Praia Norte é também a Biblioteca de Praia, que assinala o seu 13.º ano como pólo de leitura com o slogan “O prazer de ler com vista para o mar”. Trata-se de um pequeno módulo de madeira, com a finalidade de levar ao encontro das crianças, dos jovens e da população em geral, o livro e outras publicações durante a época balnear.
Esta iniciativa pretende levar a biblioteca aos mais diversos públicos, dando relevo ao conceito de biblioteca aberta à comunidade e que esta pode subsistir “sem paredes, à luz do sol”, em que os seus utilizadores podem estar de fato de banho, a saborear um gelado a ler um jornal, uma revista, ou um bom livro. Está disponível até 31 de Agosto, com um horário de funcionamento entre as 09h30 e as 12h30 e as 15h00 e as 18 horas.
Novos ecopontos
Na atual época balnear, os Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo, num esforço de comunicação e interação com os veraneantes, criaram um sistema de ecopontos “apelativos” nas praias, esperando que os banhistas correspondam participando numa melhor separação de resíduos.
Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo

