segunda-feira, 7 de julho de 2014

Viana: Serra de Santa Luzia já está a ser vigiada pelos militares




Em época crítica no que toca aos incêndios florestais, a Serra de Santa Luzia volta a ser vigiada pelos militares. A Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Escola Prática dos Serviços da Póvoa de Varzim assinaram um protocolo para assegurar o aumento da vigilância florestal na Serra de Santa Luzia. Assim, elementos do Exército já estão a patrulhar a serra, de forma a diminuir a probabilidade de incêndio.

O protocolo tem por objetivo apoiar a autarquia, enquanto elemento da proteção civil, na vigilância da Serra de Santa Luzia como ação de prevenção contra incêndios e na defesa da floresta. Os militares vão realizar operações de vigilância mantendo permanentemente informadas as entidades responsáveis (CODIS, Bombeiros Municipais de Viana do Castelo) e comunicando, de imediato, qualquer ocorrência digna de registo.

Esta vigilância pretende ser preventiva de incêndios nos quase trinta quilómetros quadrados de extensão da Serra de Santa Luzia e prolonga-se durante o período crítico de incêndio. Este é já o quarto ano em que os militares estão em Santa Luzia, desde 2010, altura em que deflagraram inúmeros incêndios naquela área do concelho.