sexta-feira, 22 de junho de 2012

Estátua do Guerreiro Galaico em exposição na Galiza

A Estátua do Guerreiro Galaico, uma das jóias da exposição permanente da Casa dos Nichos (Núcleo Museológico de Arqueologia de Viana do Castelo) foi cedida temporariamente ao Museo de Galicia onde, em conjunto com peças cedidas por noventa instituições da Galiza e Norte de Portugal, figurará na exposição “Gallaecia Petrea”.
Esta mostra, a mais importante do género até agora realizada, pretende agrupar o mais representativo espólio, em pedra, da vasta região que um dia pertenceu à província romana da Gallaecia, província que ocupou todo o território da Galiza e o Norte de Portugal. A inclusão do Guerreiro Galaico de Viana do Castelo nesta exposição prende-se com a sua importância artística e com o facto de ser o mais epigrafado de todos os exemplares até agora conhecidos.
A exposição “Gallaecia Petrea” inaugura o Museu da Cidade da Cultura da Galiza, em Santiago de Compostela, amanhã (dia 15 de Junho) e estará patente ao público até ao final do ano de 2012. Entretanto, uma réplica do guerreiro em tamanho natural, ocupará o espaço do original.
A Casa dos Nicos é um edifício do século XV recentemente recuperado para acolher uma área expositiva onde pode ser visto parte do espólio arqueológico do concelho, com destaque para o período da Pré-história, Idade do Ferro e Romanização. Com uma forte vocação pedagógica, o visitante tem ao dispor meios multimédia para aceder a informação sobre o património concelhio, como a citânia de Santa Luzia, as sepulturas medievais de Santa Maria de Geraz do Lima ou as gravuras rupestres de Carreço.
 
fonte:  www.correiodominho.com