sexta-feira, 15 de junho de 2012

Politécnico de Viana volta a sensibilizar veraneantes em campanha de praia


Politécnico de Viana volta a sensibilizar veraneantes em campanha de praia  














































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Iniciativa é novamente desenvolvida em parceria com a Liga Portuguesa contra o Cancro
Arranca no próximo dia 23 de junho, mais uma campanha de praia do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] que, este ano, irá desenvolver uma ação de sensibilização para a saúde com a Liga Portuguesa contra o Cancro, e que prevê, entre outras atividades, um rastreio de sinais dermatológicos aos veraneantes, realizado pelos alunos da Escola Superior de Saúde, bem como a distribuição de protetores solares, entre outros, nas praias do Litoral Norte e praias fluviais da região.
A ação conta com a intervenção de alunos da Escola Superior de Saúde, que farão um rastreio de sinais dermatológicos aos veraneantes, e serão distribuídos protetores solares - fator 50 - e panamás, entre outros, para alertar os veraneantes para os perigos de uma incorreta exposição ao sol.

Recorde-se que o IPVC tem desenvolvido desde 2008, durante os meses de Verão, campanhas de sensibilização na área geográfica daquelas praias, no sentido de alertar a população em geral para questões ambientais e de saúde pública. Em 2008, o IPVC distribuiu cinzeiros de praia aos veraneantes alertando para a questão ambiental e, simultaneamente, para os riscos do consumo de tabaco. Em 2009, foi o alerta para a longa exposição solar nas praias que levou o IPVC a distribuir guarda-sóis pelos diversos areais. Em 2010, ao IPVC juntaram-se, na promoção, o IDT, e nos apoios o Instituto Português de Juventude e o Governo Civil de Viana do Castelo para, numa campanha conjunta, incentivar nos mais jovens o hábito de uma vida saudável. Já no ano passado, 2011, a mensagem foi reiterada para a sensibilização relativa aos efeitos nefastos provocados pelo sol, em quantidades excessivas.

Este ano, tendo em conta o crescimento da iniciativa e o aumento da sua notoriedade, a Liga Portuguesa contra o Cancro [LPCC] volta a associar-se a esta campanha que terá o slogan “Investe em ti!” e planeia voltar a distribuir protetores solares, com índice de proteção 50, o panamá chapéu para proteção, esteiras e corta-ventos e ainda uma mochila com as instruções sobre os melhores horários para uma exposição solar com menores riscos – e que, metaforicamente, através de “smiles” mais ou menos sorridentes, vêm incentivar a proteção. Haverá ainda ações de sensibilização por parte da Liga Portuguesa contra o Cancro, com o apoio do Gabinete de Comunicação e Imagem do Politécnico de Viana e de alunos do seu curso Superior de Enfermagem.

“Através da LPCC, o Dr. Fernando Ribas, Dermatologista e Diretor do Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro, dará formação aos alunos da Escola Superior de Saúde, já que no decorrer da campanha, serão responsáveis por efetuar, junto dos veraneantes, rastreios dermatológicos”, adiantou Florbela Correia, Vice-Presidente do Politécnico de Viana e responsável por esta campanha.

A campanha inicia-se no próximo dia 23 de junho, na praia de Carreço, - prolongando-se por quatro fins-de-semana - e irá percorrer as praias de mar de Matosinhos, Póvoa de Varzim, Esposende, Cabedelo, Praia Norte, Afife, Mariana, Vila Praia de Âncora e Moledo e, ainda, as praias fluviais de Arcos de Valdevez e Prado, com o principal objetivo de, através da divulgação do Código Europeu contra o Cancro, sensibilizar a população para a necessidade de adoção de comportamentos preventivos.

“Fundamentalmente nesta campanha, que é efetuada já pelo quinto ano consecutivo, temos tido a preocupação de sensibilizar os utilizadores das praias. Este ano, a mensagem está novamente vocacionada para a parte do cuidado e da prevenção em relação aos possíveis danos na pele pela incorreta exposição solar, sendo por isso também dirigida a um público-alvo muito abrangente”, disse ainda a propósito a Vice-Presidente do Politécnico de Viana e Coordenadora da campanha, Florbela Correia.

O facto de continuarmos a ter instituições de relevo nacional associadas à campanha significa, para Florbela Correia, “que esta forma de divulgação tem merecido o interesse das principais entidades de prevenção de riscos e isso é importante para nós no sentido de responsabilidade social que o IPVC tem de ter”.

Por seu turno, Cristiana Fonseca, da Liga Portuguesa contra o Cancro, referiu que “esta parceria com o IPVC surgiu pela sua pertinência, originalidade e utilidade pública, e por isso a Liga acolheu mais uma vez este desafio com entusiasmo para lançar uma intervenção de prevenção em conjunto e com esta dimensão”.

"O melanoma maligno é reconhecido como uma das neoplasias mais frequentes mas também como uma das mais facilmente preveníveis, razão pela qual uma das diretivas do Código Europeu Contra o Cancro diz precisamente respeito à necessidade de ter cuidado com a exposição solar prolongada” acrescentou ainda, justificando a nova adesão à campanha.

“Esta campanha será, pois, muito importante, lembrando a todos os frequentadores das praias que está nas mãos de cada um a possibilidade de evitar males maiores através, nomeadamente, do uso do protetor solar", concluiu, reforçando filosofia da Campanha.