sexta-feira, 22 de junho de 2012

Os Moinhos de vento de Montedor e a Arte Rupestre

 DIA 8 DE JULHO DE 2012
 

A Gândara de Montedor, situada no litoral da freguesia de Carreço, 6 Km a norte de Viana do Castelo é um local de enorme beleza natural e patrimonial à espera de ser descoberto por si. Tem gravado nas suas fragas, caminhos e biodiversidade os segredos que a habitam desde a pré-história...

Convidamo-lo a vir descobri-los!

O percurso inicia-se no Forte de Paçô, um exemplo da arquitectura militar da nossa costa no séc XII e prosseguirá pela Gândara, onde poderá observar e interpretar diversos monumentos simbólicos e funcionais associados a rituais místicos da pré-história, como a pedra do sol raiado, as espirais e os motivos da idade do bronze/ferro da praia de Fornelos, irá conhecer também a indústria do sal em tempo romano e observar a rica biodiversidade característica deste local.

Atravessará a história percorrendo uma antiga via calcorreada em tempos medievais, para então chegar aos moinhos de vento de Montedor e assistir ao processo de moagem pelas mãos do Sr. Sebastião. O moleiro de sempre.

Esta visita não estará terminada sem antes conhecer um outro conjunto de gravuras, antigo local de culto medieval, para depois subir ao farol, implantado sobre um antigo povoado da Idade do Ferro conquistado pelos romanos, e contemplar toda a beleza cénica onde esta gândara se enquadra, sempre com a presença atenta do faroleiro e da história de muitos anos de mar.


Informações gerais


Preço por pessoa: sob consulta

Distância aproximada: 9km

Grau de dificuldade: Fácil

Mínimo de participantes: 6

Incluído

* Enquadramento técnico e interpretação do percurso por Arqueólogo/Guia;

* Entrada no Farol de Montedor;

* Seguro de acidentes pessoais e responsabilidade civil (nos termos legais);

* Cobertura fotográfica em formato digital

Não incluído

* Alimentação


Equipamento aconselhável

Calçado adequado; um agasalho/impermeável; muda de roupa; água e alguma comida (chocolate/fruta/...) para uma pausa durante o trajecto.

Uns binóculos e uma máquina fotográfica poderão tornar o passeio mais atractivo.

fonte: http://www.guiadacidade.pt/pt/art/os-moinhos-de-vento-de-montedor-e-a-arte-rupestre-97523-16