segunda-feira, 1 de julho de 2013

Exército está a vigiar Serra de Santa Luzia a partir de hoje

Militares do exército estão, a partir de hoje, a vigiar a Serra de Santa Luzia, no âmbito do Plano Municipal de prevenção de incêndios florestais do concelho de Viana do castelo. À semelhança de anos anteriores, os militares estão a colaborar com a Câmara Municipal na vigilância e patrulhamento da serra e também no Monte Galeão, em Darque, através de um protocolo estabelecido nesse sentido.

A operação prolonga-se até 30 de Setembro, coincidindo com o Período Crítico no âmbito do Sistema de Defesa da Floresta Contra Incêndios, durante o qual devem ser asseguradas medidas especiais de prevenção contra incêndios florestais.

Paralelamente, o acesso à Serra de Santa Luzia e a outras áreas florestais do concelho é condicionado neste Período Crítico, sempre que se verifique o índice de risco temporal de incêndio de níveis muito elevado e máximo, não sendo permitido aceder, circular e permanecer no interior destas áreas florestais, exceto a proprietários florestais.

Na Serra de Santa Luzia, a Câmara Municipal introduziu também barreiras físicas que definem este condicionamento de acesso. Assim, quando se verifique o índice de risco temporal de incêndio de níveis elevado e superior, todas as pessoas que circulem no interior das áreas florestais do concelho estão obrigadas a identificar-se perante as entidades com competência em matéria de fiscalização.

Estas e outras medidas incluem-se no planeamento municipal sobre prevenção de incêndios florestais com o objetivo de diminuir o seu impacto no concelho, onde as áreas florestais abrangem cerca de sessenta por cento da sua área e são fundamentais em termos de conservação da natureza e em termos económicos e ambientais.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo