segunda-feira, 1 de julho de 2013

Hasteadas bandeiras azuis em Viana do Castelo

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, hasteou, de forma simbólica, a Bandeira Azul da Praia de Carreço. Em Viana do Castelo, foram galardoadas com a distinção da Associação Bandeira Azul da Europa as praias de Afife, Arda (Mariana), Paçô, Carreço, Norte, Cabedelo, Amorosa e Castelo de Neiva, que este ano ostentam igualmente a bandeira Qualidade de Ouro atribuída pela Quercus, a que se junta a praia da Ínsua.

O Galardão Bandeira Azul é uma distinção atribuída anualmente pela Fundação para a Educação Ambiental (FEE) a praias (marítimas e fluviais) e marinas que cumpram um conjunto de requisitos de qualidade ambiental, segurança, bem-estar, infra-estruturas de apoio, informação aos utentes e sensibilização ambiental. As praias e marinas distinguidas ficam autorizadas a ostentar a bandeira oferecida pela FEE durante a época balnear. Pode, portanto, ser considerada um símbolo de garantia de qualidade de uma praia ou marina.

Paralelamente, a Câmara municipal, o Instituto Politécnico, a Liga Portuguesa contra o Cancro, o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental e a Ciência Divertida estão a promover diversas iniciativas dedicadas à educação ambiental, cultural e saúde.

Uma tradição na Praia Norte é também a Biblioteca de Praia, que assinala o seu 12.º ano como pólo de leitura com o slogan “O prazer de ler com vista para o mar”. Trata-se de um pequeno módulo de madeira, com a finalidade de levar ao encontro das crianças, dos jovens e da população em geral, o livro e outras publicações durante a época balnear.

Esta iniciativa pretende levar a biblioteca aos mais diversos públicos, dando relevo ao conceito de biblioteca aberta à comunidade e que esta pode subsistir “sem paredes, à luz do sol”, em que os seus utilizadores podem estar de fato de banho, a saborear um gelado a ler um jornal, uma revista, ou um bom livro.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo