domingo, 14 de julho de 2013

Festa da Comunidade de Carreço


A Junta de freguesia de Carreço, uniu nos dias 05e 06 de Julho do ano em curso e uma vez mais, as Associações Folclóricas, Recreativa, Social e Caçadores da Serra de Santa Luzia, bem como da Comissão de Festas em Honra de Nossa Senhora da Graça, para levar em frente a VI edição da Festa da Comunidade e o Largo da Estação, local dos festejos, foi pequeno para acolher as gentes desta e de outras localidades, que assim quiseram participar nas várias acções, organizadas por cada uma das Associações participantes.

Integrado nesta festa, aconteceu na sexta-feira à tarde, dia 05 de Julho, um encontro/convívio da Comissão Social Inter-Freguesias {CSIF}, no qual participaram os idosos das freguesias de Carreço, Afife, Freixieiro de Soutelo e Amonde, concelho de Viana do Castelo.

Neste mesmo dia {05 de Julho} à noite, a animação foi garantida, por cada uma das Associações participantes, em que algumas se prepararam para tal, enquanto outras, preferiram convidar outros grupos ou amigos a participarem.
No entanto e para as Associações presentes e Comissão de Festas, as tasquinhas com a mais variada gastronomia, foi a aposta mais forte, já que as receitas, revertiam a seu favor.



Os idosos e as crianças do ATL do Centro Social e Cultural de Carreço, estiveram muito activos nas suas representações, e vestidos com trajes regionais, mostraram a vida do campo, através de algumas exemplificações, com os utensílios da lavoura, que hoje já são peças de museu.



A vida do mar, também não foi esquecida, especialmente na apanha do sargaço ou «ARGAÇO», como ainda lhe chamam, e de redenho em punho lá foram mostrando como faziam há já algumas décadas atrás.




O público também esteve presente e em grande número, chamado tanto pela animação da noite que estava muito agradável, como pelos sabores das tasquinhas.

No sábado, dia 06 de Julho, desde o início da tarde, as tasquinhas das Associações e Comissão de Festas abaixo indicadas, estiveram novamente em pleno funcionamento.
- Centro Social e Cultural de Carreço
- Sociedade de Instrução e Recreio de Carreço
- Associação de Caçadores da Serra de Santa Luzia
- Rancho Regional das Lavradeiras de Carreço
- Grupo Folclórico Cultural Danças e Cantares de Carreço
- Ronda Típica de Carreço
- Comissão de Festas em Honra de Nossa Senhora da Graça



À noite, a animação esteve a cargo do Grupo "Roconorte" de Monção, com muitas mais pessoas presentes no local da festa em relação ao dia anterior.

Durante o espectáculo, o Grupo Roconorte fez subir ainda mais a temperatura do recinto, já que a noite esteve muito quente. As qualidades do grupo foram múltiplas, e o reportório foi longo e variado interpretando qualquer tipo de música. Aliás, foi impressionante o "à vontade" com que passavam duma canção portuguesa a uma interpretação espanhola, italiana ou até inglesa. Para quem apenas conhece o nome, ficou encantado e impressionado ao assistir à magnífica actuação deste Grupo musical.