sábado, 6 de julho de 2013

FESTA DA COMUNIDADE DE CARREÇO




A autarquia Carrecense, uniu uma vez mais as associações da freguesia para levar em frente a sexta edição da Festa da Comunidade e o largo da estação foi pequeno para acolher as gentes da terra e forasteiros que assim quiseram participar nas várias ações, organizadas por cada uma das associações participantes. Integrado nesta festa, aconteceu o encontro da CSIF, no qual participaram no convívio os idosos da Carreço, Afife, Soutelo e Amonde, tendo ficado marcado já o próximo convívio para o final deste mês em Afife.

Na parte da animação essa tinha que ser garantida, por cada uma das associações participantes, em que algumas se prepararam para tal, enquanto outras preferiram o intercâmbio com outros agrupamentos.

No entanto e para as associações presentes, as tasquinhas com a mais variada gastronomia, foi a aposta mais forte, já que as receitas, revertiam a seu favor.

A participar estiveram, o Centro Social de Carreço, a Sociedade de Instrução e Recreio, Ronda Típica, Grupos das Lavradeiras, grupo folclórico e Clube de Caçadores.





O Centro Social e no que tocou à animação, apresentou os mais idosos em conjunto com os mais novos, porque o centro tem o centro de dia e o infantário e foi precisamente com os mais crescidos que foi iniciada a sua parte de animação, com uma senhora, apresentada pelo presidente, da junta e do Centro, Viana da Rocha, que quis assim mostrar os seus dotes vocais e lá cantou algumas músicas,mostrando assim que quem sabe, não desafina, tendo recebido uma enorme ovação no final.





Os utentes do Centro estiveram muito ativos nas suas representações, com os trajes regionais e mostrando a vida do campo, através de algumas exemplificações, com os utensílios da lavoura, que hoje já são peças de museu.





A vida do mar, também não foi esquecida, especialmente na apanha do argaço, como se apelida na região e de redenho em punho, lá foram mostrando como faziam há já algumas décadas atrás.





Não faltou o porco no espeto, assado ali ao vivo e foram muitos aqueles que não deixaram gigir a oportunidade de o provar.



O publico também esteve presente um grande numero, chamado tanto pela animação da noite que estava muito agradável, como pelos sabores das tasquinhas.



Por parte das associações, as tasquinhas estavam a funcionar em pleno e distribuídas pelo recinto, aqui o Rancho regional das Lavradeiras de Carreço, apresentava variados petiscos preparados especialmente para esta festa.





A Sociedade de Instrução e Recreio, também uma vez mais teve a sua tasquinha e preparou tudo ao pormenor, para atrair os visitantes.



A Ronda Tipica, tambem não dava mãos a medir e apresentava os seus produtos, com uma variada gama.





Por sua vez o Grupo de Danças e Cantares, dividia a paredes meias a sua tasquinha, com o Centro de Dia, mas o negocio deu para todos e todos se entenderam bem, porque a festa, é assim mesmo.


A quem deu mais agua pela barba, foi certamente ao Clube de Caçadores da Encosta de Santa Luzia, já estes alem da sua tasquinha, ainda tinham a cozinha e em noite de calor, o aquecer dos potes faz suar.







Este sábado e a terminar a festa, a noite vai ser onde as associações vão apresentar o seu melhor e a animação esta a cargo do grupo Roconorte.



AN

julho 2013