domingo, 7 de agosto de 2011

IDOSOS DE AFIFE, CARREÇO, SOUTELO E AMONDE, REUNIRAM-SE EM AFIFE.






Cerca de duzentos idosos das freguesias de Afife, Carreço, Freixieiro de Soutelo, estiveram reunidos em convívio, integrados na Comissão Social Inter-freguesias, que agora se lhe juntou a freguesia de Amonde, que saiu da CSIF (Comissão Social Inter-Freguesias) da montanha, para integrar esta do litoral, passando agora de três para quatro as freguesias. Estes convívios, tem lugar um em cada das freguesia integrada, durante o ano, faltando agora o ultimo do ano, que se vai realizar em Amonde, possivelmente em Novembro. Estes convívios, são organizados pelas respetivas juntas de freguesias e contam sempre com animação, um lanche e um convívio entre as pessoas das varias freguesias. Este penúltimo convívio do ano, teve lugar no espaço exterior do Casino Afifense, contou com animação musical a cargo do conjunto de Mingos Ribeiro e houve ainda sardinha assada, fêveras, broa, vinho e outros petiscos.


No caso de Afife, foram muitas as pessoas de mais idade da freguesia, que se juntaram à iniciativa, o que fez aumentar significativamente o numero de participantes, tendo sido este , o convívio que com mais participantes contou.


A animação não faltou aos participantes, que ao som da musica lá foram dando ao pé e nem sequer esqueceram as danças do folclore e muitos ainda mostraram estar em grande forma.


Para o presidente de Amonde, freguesia que agora integra a CSIF, salienta serem estas ações importantes, já que permite a reunião entre as pessoas de mais idade em franco convívio e por tal motivo, não teve dúvidas em aderir a esta, dado aqui haver mais atividade. Para o autarca Afifense, considerou que este foi o convívio que de todos mais pessoas reuniu e que se saldou pela positiva, já que os participantes ficaram agradados com o convívio.




No caso de gentes de Afife, ainda há muita que não esqueceu as danças do folclore da terra, dançaram e até mostraram que ainda estão em boa forma física, como o caso da Lúcia das Carvalhas, a São do Lauro entre outros.



Quem não teve mãos a medir, foram os que prepararam e cozinharam as fêveras e sardinhas, como o Luís São João e até o presidente da junta deu uma ajudinha.