quinta-feira, 25 de agosto de 2011

ZIF da Serra de Santa Luzia avança nos concelhos de Caminha e Viana do Castelo

A Autoridade Florestal Nacional (AFN) acaba de aprovar a criação da Zona de Intervenção Florestal da Serra de Santa Luzia, numa iniciativa de produtores e proprietários florestais e abrangendo os concelhos de Viana do Castelo e Caminha.

A ZIF de da Serra de Santa Luzia tem uma área de 11366 hectares, englobando prédios rústicos das freguesias de Afife, Âncora, Areosa, Cardielos, Carreço, Freixieiro de Soutelo, Meadela, Monserrate, Outeiro, Perre, Santa Maria Maior, Santa Marta de Portuzelo e Serreleis, dos municípios de Viana do Castelo e Caminha. A gestão da ZIF da Serra de Santa Luzia vai ser assegurada pela Associação Florestal do Lima, entidade sem fins lucrativos de proprietários e produtores florestais locais.
Uma ZIF é uma área territorial contínua e delimitada, constituída maioritariamente por espaços florestais, submetida a um plano de gestão florestal e a um plano de defesa da floresta e gerida por uma única entidade. Tem como principais objectivos promover uma gestão florestal sustentável activa e permanente dos espaços florestais; coordenar, de forma planeada, a protecção dos espaços florestais e naturais; proteger eficazmente as áreas florestais e os espaços rurais associados; recuperação de espaços florestais afectados por incêndios; e reduzir as condições de ignição e de propagação de fogos.

fonte: http://www.caminhense.com