terça-feira, 9 de agosto de 2011

Tropa controla acessos à Serra de Santa Luzia para impedir incêndios






A operação vai prologar-se até ao final do mês de Agosto e insere-se no programa municipal de prevenção de fogos florestais.


Um pelotão de militares do Exército começou hoje a controlar, e impedir, o acesso à Serra de Santa Luzia, para prevenir qualquer incêndio naquela área, anunciou o presidente da Câmara de Viana do Castelo. 

Segundo José Maria Costa, esta operação vai prologar-se até ao final do mês de Agosto e insere-se no programa municipal de prevenção de fogos florestais.  

Deverá envolver mais de vinte militares da Escola Prática de Administração Militar e durante este período, explicou o autarca, o acesso à Serra de Santa Luzia, a mais importante área verde do concelho, terá circulação condicionada.

"Os militares vão fazer a identificação de todas as pessoas que passam na serra de Santa Luzia e será feito o fecho dos acessos pelas freguesias de Areosa, Carreço, Afife, Freixieiro de Soutelo, Perre e Meadela", sublinhou José Maria Costa. 

O autarca sublinha que também o acesso à zona conhecida como "carreira de tiro", habitualmente usada para passeio e piqueniques, terá "acesso reservado com identificação". 

No plano contrário, o acesso ao templo de Santa Luzia, sobranceiro à cidade e visitado por milhares de turistas no verão, à Pousada e à Citânia, "não terão qualquer impedimento". 

Estas restrições na circulação pela serra serão controladas pelos militares, que poderão ainda identificar qualquer cidadão suspeito, tendo em conta tratar-se de uma força afecta ao dispositivo de prevenção, numa zona de elevado risco e em pleno período crítico. 

Além dos militares, as operações contam ainda com o apoio de elementos da GNR e da PSP, que partilham a jurisdição da serra, e na vigilância por equipas de escuteiros e de sapadores florestais.